Teatro União de Triunfo, RS

Teatro União de Triunfo, RS
Ano 2003 - Antes da Restauração

CIDADE DE TRIUNFO E SEU PEQUENO TEATRO

Ano de 2003, Reforma e Restauro do Teatro União
Agradecimentos:
Empresa Petroflex, III Polo Petroquímico - Engenheiro Vomar Sergio Ramos de Oliveira,
Prefeitura Municipal de Triunfo - José Ezequiel Meirelles de Souza e Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto - Silvia Helena Volkweis
IPHAN - Arquiteto Luiz Antonio Bolcato Custódio,
Arquiteto Paulo Cesa Filho - Consultor, especialista em Restauro
Maristane Teresinha Pasa Figueró, jornalista, artista, escritora, política e incansável amiga.




segunda-feira, 12 de abril de 2010

Triunfo e a Revolução Farroupilha

Acontecimento importante para o Brasil, para o Rio grande do Sul e para Triunfo. Movimento organizado pelos gaúchos chefiados por Bento Gonçalves da Silva, contra o Governo Regencial. Iniciou-se em 20 de Setembro de 1835 e terminou em 01 de Março de 1845.

Para Triunfo tem especial significado: primeiro porque Bento Gonçalves era Triunfense, segundo porque aconteceram vários combates em Triunfo como:

* Na Ilha do Fanfa: Iniciou-se no dia 02 de Outubro, estendendo-se até 4 de Outubro de 1836; As tropas Farroupilhas eram comandadas por Bento Gonçalves e as Imperiais por Bento Manoel Ribeiro. Chamou-se o combate dos "dois Bentos". A vitória ficou com as tropas Imperiais.

* Combate do Pontal: Inciou-se em 22 de Maio de 1837. Os Farrapos comandados pelo Tenente Diogo Máximo de Souza e os Imperiais pelo Capitão Manoel Jacinto, pegos de surpresa os Farroupilhas foram dizimados após terrível combate.

* Combate da Vila de Triunfo: neste combate, os Farrapos tiveram a vitória após tremenda luta de lança, espada, corpo a corpo. Os Imperiais eram comandados pelo Coronel Gabriel Gomes Lisboa e os farrapos pelo General Antônio de Souza Neto. Esse combate ocorreu no dia 12/10/1837.

Acontecimentos:

17/09/1836: Bento Gonçalves é atacado por Bento Manoel Ribeiro, perto de Triunfo, sem vencedores.

12/08/1837: Triunfo em poder dos Farrapos.

31/01/1838: No rio Caí, os Farrapos tomam dois canhões dos Imperiais.

28/02/1839: Chico Pedro derrota os rebeldes no rio Caí.

23/06/1842: Combate em Triunfo.

03/11/1842: Joaquim Pedro Soares tenta sem êxito tomar Triunfo aos Farroupilhas.

26/12/1842: Derrota Farroupilha em Triunfo.

29/12/1844: Último combate da Revolução Farroupilha.

Quando ocorreu a Revolução, Triunfo foi muito prejudicada pelo Governo Regencial, enfrentando sérias dificuldades financeiras. Muitos estancieiros perderam escravos, animais e até suas propriedades foram confiscadas. Deve-se acrescentar que isso não ocorreu só em Triunfo, mas em todos os municípios que ficaram ao lado dos Farrapos contra as forças Imperiais.

As principais causas do movimento foram: os desmandos do Governo Regencial, Gaúchos não aceitaram o Presidente da Província que tinha sido nomeado para o Rio Grande do Sul pelo Governo e pelos altos impostos cobrado em cima dos produtos gaúchos, como o charque e o gado.

Em 1836, os rebeldes (Farrapos) proclamaram a República Rio-Grandense, com sede na Vila de Piratini. Seu Presidente era Bento Gonçalves. Em 1839, os Farroupilhas fundaram outra República independente: a República Juliana, com capital em Laguna, Santa Catarina. Também forma capitais Farroupilhas: Caçapava e Alegrete.

Fonte: Arquivo Histórico do RGS

FREITAS, Fernando de Castro. Triunfo - História, gente e legendas.

ALMEIDA, Marino Josetti de. O município de Triunfo.

FREITAS, José L. Triunfo na história do Rio Grande do Sul