Teatro União de Triunfo, RS

Teatro União de Triunfo, RS
Ano 2003 - Antes da Restauração

CIDADE DE TRIUNFO E SEU PEQUENO TEATRO

Ano de 2003, Reforma e Restauro do Teatro União
Agradecimentos:
Empresa Petroflex, III Polo Petroquímico - Engenheiro Vomar Sergio Ramos de Oliveira,
Prefeitura Municipal de Triunfo - José Ezequiel Meirelles de Souza e Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto - Silvia Helena Volkweis
IPHAN - Arquiteto Luiz Antonio Bolcato Custódio,
Arquiteto Paulo Cesa Filho - Consultor, especialista em Restauro
Maristane Teresinha Pasa Figueró, jornalista, artista, escritora, política e incansável amiga.




domingo, 11 de abril de 2010

Minhas Memórias

Com muitas horas de pesquisa e contando com a colaboração de antigos moradores da cidade de Triunfo, foi possível realizar o sonho de aprovar o projeto do Teatro com o IPHAN e dar o início as obras. Um grande desafio já que nosso objetivo era preservar o maior numero de elementos históricos do prédio, resgatando informações através de pesquisa científica e tecnológica. Cada etapa era uma surpresa, as alvenarias que mostravam seus rebocos soltos e em deterioração foram minuciosamente prospectadas, o teor de umidade da edificação foi realizada em diferentes locais das paredes investigadas pela Fundação de Ciência e Tecnologia - CIENTEC com a utilização de sondagem rotativa. O reboco analisado, refeito com o mesmo traço do original.
A cobertura com sua estrutura em estado de decomposição , substituída por estrutura metálica, recebeu um subtelhado asfáltico sob o telhamento cerâmico para evitar futuras infiltrações. As telhas cuidadosamente lavadas e restauradas. Os rebocos internos totalmente retirados mostrando na alvenaria a história da edificação. Seus tijolos assentados com barro, ora pedra cangicadas encaixada, mostra as técnicas construtivas da época. As vergas das portas em grandes vigas de madeira, esculpida na porta em arco, cortadas a machado, nas portas de vão retos mostram a opção quando não se tem o concreto.
O piso, antes sobre vigas de madeira e nivelado, substituído por contrapiso de concreto impermeável tendo o cuidado de assentar este piso sobre 10 cm de brita para contenção do lençol freático. Foi construído um dreno interno e externo ao longo das paredes para evitar infiltrações por capilaridade. O piso escavado dando uma inclinação para o lado do palco e sobre o contrapiso de concreto fixado um piso em madeira de lei encerado conforme original. O palco rebaixado em 60 cm executado em concreto, para melhor visibilidade da platéia. Sobre o contrapiso foi executado um estrado de madeira macia apoiados em amortecedores de borracha para maior conforto dos profissionais que ali irão se apresentar.
Foram executados os mezaninos em concreto, com um espaço específico para iluminação e som.

Os trabalhos realizados de uma forma cautelosa e cuidadosa gerando grande emoção àqueles que visitavam a obra. Quando se fala em restauro a equipe montada pela Petroflex é um exemplo, palavra do Arquiteto Luiz Antonio Custódio do IPHAN, que visitou a obra dia 17 de dezembro 2003, aprovando totalmente as soluções encontradas pelos profissionais responsáveis para esse desafio, o restauro e reforma da edificação deste teatro que data de 1848.

Arquiteto Sandra Richetti